domingo, 20 de novembro de 2011

20 de novembro: Dia da consciência negra





" Um sorriso negro, um abraço negro,
Traz felicidade, 
Negro sem emprego, fica sem sossego,
Negro é a raiz da liberdade"




A lei 10.639 de 9 de Janeiro de 2003 incluiu o dia 20 de novembro o dia nacional da Consciência Negra. Essa data foi escolhida p/ coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares.
Este dia serve p/ uma refletir e se conscientizar da importância do povo africano na formação da cultura nacional. 


Zumbi fui o herói da resistência anti escravagista e um grande líder do quilombo dos palmares. Nascido no ano de 1655 Zumbi era descendente de guerreiros angolanos. Capturado quando garoto, foi entregue, criado e educado pelo Padre Antonio Melo.
Aos 15 anos fugiu de volta p/ o Quilombo tornando-se assim um dos lideres mais famoso de Palmares (Sul da capitania de Pernambuco, hj estado de Alagoas). 


Zumbi foi morto no dia 20/11/1965, sua cabeça foi cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Sua cabeça foi exposta em praça pública .


É por essas e outras q eu amoooo minha cor, tenho orgulho da minha raça. 
Tenho cabelo crespo e lábios avantajados sim.
Sou livre, sou negra linda e feliz.
A luta continua, o preconceito ainda existe e ao meu ver jamais acabará. Mas tenho força p/ lutar.
Valeu Zumbi, salve aos meus irmãos.




Adoooro essa música: Nega do cabelo duro. Meu Pai cantava p/ mim quando eu era criança.kkkk.









5 comentários:

  1. Viva a consciencia negra,minha saudação a toda raça negra que embeleza e engrandece nosso cultura e País. beijos

    www.sejaglamourosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu Zumbi!
    A luta continua e nós estamos aqui firme, forte e orgulhosos da nossa raça.
    Boa semana pra ti.
    Beijinhos
    Nai Melo

    ResponderExcluir
  3. Temos que lutar, ter garra e con Fé vamos vencer os desafios que ainda temos...
    Amoo essa musica também, Luis Caldas..kkk.
    Beijocas e vamos que vamos.
    Aline Cristina.
    http://negrabelissima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Cintia!
    Tudo bem?
    Vim retribuir e agradecer sua visita ao meu blog!
    Já estou seguindo e adorei saber que é amiga da Cintok, que é uma querida!
    Realmente a briga é feia, porque eu sou saopaulina roxa e não suporto corintianos ahahaha... Mas vamos tentar deixar a rixa de lado rsrs...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. oiii estou te seguindo bj http://cabelodapreta.blogspot.com/

    ResponderExcluir