quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pré-conceito+tag+selinho

Olá Cats, muito frio por ai?
Aqui em Sampa o tempo esta ruim d+, chove d +, faz frio d+. Kd a primavera? o sol?
Ai, ai ta difícil viu.


Bom, meu post de hj é sobre um assunto q a sociedade fingi ñ existir mais, mas é como rato. Fica escondido e logo sai p/ fazer estragos.
Hj fui com minha mãe ao mercado, quase sempre vou de carro, mas hj resolvi ir a pé. Na volta, encontrei uma vizinha q é cabeleireira. Como vcs viram no meu último post, cortei o cabelo bem curtinho p/ tirar td resto de progressiva e ficar ao natural.
Bom essa dita me olhou e sem titubear falou: -Vc voltou as origens? 
Oi, como assim? 
Preto tem sempre q andar de cabelos lisos p/ se parecer com branco? 
Tenho raiva dessas cabeleireiras, principalmente a minha q ñ pode ver um cabelo ruim, ou cacheado q ja querem fazer uma progressiva p/ alizar.
Isso p/ mim é incompetência. Se vc é uma profissional o seu dever é saber lidar com tds os tipos de cabelos. 
A verdade é q eu ainda estou passada com isso, ela se quer pensou antes de falar.


Gente, estamos em 2011, quando essa gente vai deixar de ser pré histórica?
Se eu ñ tiver o cabelo, corpo e roupas q eles acham q é certo eu sou excluída.
Na boa, respeito a religião, opção sexual, cor ou raça das pessoas e exijo q façam o mesmo comigo.
Deus ñ faz acepção de pessoas!!!


Mudando de assunto...
Recebi um selinho e uma tag da Lilica Lima http://wwwlilikasecrets.blogspot.com.
Lilica minha pretinha gatinha obrigada pelo selinho viu.
Bjkinhas p/ vc!!!




E respondendo a tag...


Uma palavra q te resume: Companheira.
Um livro: Todos da Zibia Gasparetto.
Um cantor (a) ou banda: Arlindo Cruz ( O sambista prefeito)
Uma coisa q vc comeu: Berinjela refogada (mamis q fez)
Um livro q vc leu: Estação Carandiru ( Drº Drauzio Varella)




Cats, até o próximo post.
Bjks a tdas!!!

18 comentários:

  1. Ah querida, é triste quando nos deparamos com gente que não pensa pra falar...

    Fica assim não, se importe apenas com o que vc acha!!!

    Parabéns pelo selinho, vc merece!

    beijoss gata!

    ResponderExcluir
  2. Oii flor q bom q respondeu minha linda!
    Agora voltando ao assunto sobre a sua cabeleireira é amiga as pessoas hj em dia parece q nós negras temos q se parecer com os brancos, e isso eu n admito tbm! odeio preconceito e ainda mais com nós negras, poxa com certeza se fosse eu, ficaria chateada com isso, mais a gente tem q seguir em frente, sempre com a cabeça pra cima, pq afinal vc que quiz mudar, vc gostou e continue assim , dou td força e n liga amiga, seje mais vc, e siga em frente com seu cabelo cacheado! bjs flor!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cintia, vim agradecer a sua visita e seu cometário tão gentil e me deparei com este espaço tão lindo que vc criou! Virei seguidora na mesma hora.
    A sua analogia foi perfeita:o preconceito realmente se parece com um rato esperando o momento de fazer estrago!É uma pena que algumas pessoas ainda não vejam a beleza da diversidade,de ser maravilhosa do jeito que se quiser ser,do jeito que se é! Acredito que já houveram mudanças nesse sentido e sou uma otimista ao acreditar que um dia a sociedade saberá respeitar as diferenças.
    beijns
    http://cadernocolorido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Preta! Que coisa chata, heim? E as pessoas ainda enchem a boca para falar que não existe mais preconceito... a gente que é negra é que sente na pele, né? E isso acontece não só com nossos cabelos...acontece com nosso nariz, que é mais gordinho, com nossa boca, que é mais carnuda... enfim, o preconceito ainda está por aí e as pessoas deveriam procurar se atualizarem, se antenarem para outras coisas muito mais importantes, né?
    Bjão, flor!!!

    ResponderExcluir
  5. amiga, que chato....
    fiquei triste de verdade aqui. Mas existe um Deus que não nos julga pela raça, pelo sexo....Ele conheçe nossos corações e isso é o que importa, não o comentario dessa cabeleleira.
    e o dermatologista, amiga? chegou a ir?


    http://ofabulosomundodemarcellilessa.blogspot.com/


    beijinhos no S2, amiga!
    bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi minha lindoca.

    Olha só, eu te admiro ainda mais, porque fazer um texto sobre isso é necessário muita coragem.No mundo de hoje toda hora eu ouço e leio essa balela que preconceito não existe mais, ou ainda pior, ler a camila pitanga dizer Ah,nunca sofri preconceito.
    Eu sempre reparo em tudo e todos qdo to na rua. Sempre levamos olhadinhas de través, dependendo da roupa/ bolsa/penteado que estamos usando.É UM SACOOO.
    Quando eu era jovem(LEIA-SE 20 ANOS)eu usava meu cabelo no meio das costas, era permanente afro. Ficava lindão, mas além de ter que gastar muito em umidificadores e ter meu pescoço molhado com creme(acho ruim,na minha opinião) resolvi optar por usar ele escovado e liso, gasto menos e abaixa o volume monstro que ele tem.QUANDO EU IA EM REUNIÕES DO EDUCAFRO(sou educadora)rolava um preconceito velado, pq elas acham q tem q usar trancinha, bata africana,cursar lingua yourubá etc etc

    Comigo não rola..eu quero me sentir bonita a minha maneira,se eu pudesse variava é claro..como no salão Beleza Natural q citei pra vc no post passado, apareceu na rede Bobo as meninas negras que frequentam e fiquei BEGE são cabelos lindos que até escovado se pode usar que fica digno.
    Tudo passa então a ser uma questão de grana de pagar uma profissinal competente para te tratar e ninguem tem NADA a ver com isso, se vc voltou as origens ótimo, sinal de mudança e transição como vc mesmo colocou.Se vc quer alisar e mudar a sua carinha, otimo tbm.
    Nosso pais ainda não tem nem 200 anos pós escravidão, a mente das pessoas é muito pequena e eu não matei meu pai no tapa pra ter q aturar meu cabelo duro , não!!! kkkk essa cabeleireira foi muito infeliz no comentário negativo aff.

    Muitas mulheres negras não tem a chamada auto estima, então pra se sentirem inseridas no contexto, alisam..mas daí é assunto pra outro post (fica minha sugestão pra ti)
    Um grande beijo e bom domingo, nega

    Flávia Cary

    ah!! se quiser me add no orkut flavia-cary@ig.com.br sera um prazer.

    ResponderExcluir
  7. Ah amiga, agente fica passada mesmo. Pessoas com as quais convivemos e de que não espramos soltam essa. Fazer o que?

    Preconceito é algo político que invade nossas vidas em diversos contexo, e o estético não fica de fora. No meu blog estou retratando minha dificuldade em achar bases no meu tom de pele.

    Nesta luta já ouvi que mulher negra não precisa de base, e outras coisas que nem vale a pena mencionar. Se cuida e se estressa não.

    Quando quiser ver minha odisséia, ou me dar um conselho de base, passa lá no meu treco: http://portatreco26.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga,flor deixa essa pobre de espirito para lá,quando ela passar faz de conta que um não viu ela eu ia falar cachorro só que assim estaria até maltratando o animal,vc entendeu o que eu quiz dizer,que Deus te abençoe amiga e esqueça essa tal ai,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Irmã de Cor!
    Que prazer em ler um texto como esse que você acabou de escrever, o tema pode não ser dos melhores e com certeza assim como eu você gostaria que não existisse, mas infelizmente ainda é a nossa realidade e temos de todas as maneiras fazer com que as pessoas que ainda possuem esse tipo de julgamento, ouçam a nossa opinião e vejam o nosso descontentamento com essa atitude. E isso eu não falo com relação somente a nossa raça, mas ao preconceito contra as plus size, os deficientes físicos, as mulheres como um todo.
    As coisas ruins somente se proliferam ou ganham força quando nos mexemos, e somos coniventes com esses pensamentos. Use o seu cabelo da forma que desejar. Mantenha o seu corpo da maneira que for melhor para você presando pela sua saúde. Siga a sua moda e seja sempre muitoooo Feliz!
    Olha Amei a Tag que você recebeu! Mas sem ser tão parecida comigo pois amo a Zibia e me considero uma pessoa mega companheira, assim como sei perfeitamente que você também é, principalmente na minha vida!
    Uma ótima semana pra você Miga!
    Respondi o seu e-mail tá!
    Beijoks...
    Da Irmã Nega Aqui.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, um grande absurdo. Nem dê bola pra essa maluca incompetente.
    Está rolando um sorteio luxo no blog em parceria com a Sigma, não deixe de participar.
    Beeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  11. irmá de cor ...eu ja te add no msn

    bejosss

    ResponderExcluir
  12. Olá Cintia

    Vc quer ganhar uma bolsa ou carteira Tommy Hilfiger ou um cinto Michael Kors e mais 5 premios? Então visite o blog e faça a sua inscrição para o grande SORTEIO INTERNACIONAL de Aniversário.
    Adorei seu blog e já estou te seguindo.

    Bjoooooooooo.....................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Nega,
    Eu adorei seu texto e eu acho que preconceito sempre existiu e sinceramente não vejo um dia livre dele.
    Eu já sofri preconceito ao inverso, minha raça esta na minha alma, na minha pele, na música que escuto, na forma como me comporto, na alegria de um povo que é muito meu.
    Hoje as pessoas prezam muito a casca, e querem que suas "verdades" sejam absolutas. Se você tem um cabelo bonito não importa se é escovado ou enrolado, o que serve pra um não serve pro outro,mais todos querem impor padrões.
    Acho a coisa mais arcaica do mundo se julgar pela aparência, já escutei poucas e boas.
    Já usei tranças, já tive cabelo cacheado e hoje opto pelo escovado porque no meu dia a dia é mais prático, já que não requer tanto cuidado e tempo é algo que não me sobra, e nem saúde, já que cabeça úmida me ataca bronquite.
    Eu adorei seu cabelo enrolado e o mais importante é saber que você esta feliz e satisfeita com suas escolhas.
    Nossa quase um livro... não dá liberdade que a nega é folgada.

    Beijinhos
    Nai Melo

    ResponderExcluir
  14. Cintia, passeando por blogs, cheguei ao seu. Que bom mais uma querida pra seguir e acompanhar. Estou na jornada de volta ao natural, grande fase pra mim. Sou de SP (são josé dos campos), mas moro em Salvador há dois anos, ótima cidade pra reconhecer o cabelo sem química, menos preconceito, mais apoio. Comentários infelizes sempre vão acontecer, cabe a você saber da sua história, dos seus motivos. Não se chateie com a ignorância das pessoas, não conhecer algo é uma ótima oportunidade pra aprender. Eu também era uma ignorante em termos de cabelos crespos e hoje cá estou eu, feliz da vida com meu black, acompanhando seu belo desenvolvimento. Agradeço por você estar aqui dividindo sua história conosco. Te convido para meu blog que está começando agora também: adriana.blogspot.com, "uma brasileira". Beijo e virei te visitar com frequência.

    ResponderExcluir
  15. oi amiga eu ja te add no msn!! tenha uma 4 feira de mta paz, hj eu vou no centro, vou orar por todas blogueiras

    beijos rosas

    tIA fLÁVIA

    ResponderExcluir
  16. Olá, acabo de descobrir seu blog, estou gostando muito do conteúdo, sobre este post, também passo por preconceito, assumi meu crespo há um ano, e sei como é ser tratada como se o nosso cabelo fosse pior que os outros. Mas quanto mais conhecemos nosso cabelo como ele é, natural, mais gostamos dele, mais percebemos como ele é lindo, como ele precisa que gostemos dele, e mais ficamos felizes com nós mesmas. Desejo muito sucesso nessa jornada de esperar o cabelo crescer, passei pelo mesmo e posso te garantir que vale a pena demais.
    Um abraço,
    Marina

    ResponderExcluir
  17. Ola minha querida, vim retribuir seu carinho... e me deparei com esse texto,primeiro quero lhe parabenizar, porque estou nessa fase de sair da quimica, ainda nao tive coragem de cortar, estou criando...rsrsrsrs...estou com 5cm de raiz virgem mais acho que vou deixar crescer mais um pouco!
    Sobre o racismo, preconceito, estava justamente escrevendo um post sobre isso, é um absurdo e eu fico tão irritada que se paro pra falar com pessoas assim(metidas a bestas) acabo perdendo a cabeça! Mais enfim vamos pra frente!
    bjokas

    ResponderExcluir
  18. Ainda fico pasma com este tipo de comportamento. Como se não bastasse todos os apelidos e coisas grosseiras q ouvimos na infância e adolescência simplesmente por não ter cabelos lisos ainda ter q ouvir isso de uma "profissional" de beleza em plena idade adulta, aff, definitivamente não merecemos tanto preconceito!

    ResponderExcluir